Você é um DJ? Tenha sua própria rádio online

Dj - Tenha sua própria rádio

O que é uma rádio online?

Também conhecida como web rádio, a rádio online transmite conteúdos em tempo real através de serviços de streaming pela internet. Resumidamente, é um site que fornece conteúdos auditivos, como músicas e programas radiofônicos, da mesma forma que uma rádio tradicional.

Como a rádio online pode me ajudar?

Existem duas coisas essenciais que você precisa saber para ser um DJ:

1) O feeling, a capacidade de saber qual música é mais adequada para cada momento de uma festa;

2) Conhecer os processos de mixagem e manipulação do som, para criar obras fantásticas que se adaptem a vários ambientes.

Esses são conhecimentos básicos para um DJ. Mas como ser um DJ de sucesso?

O mercado de trabalho em geral não se importa com o que você diz que sabe. Ele quer ver resultados do que você já fez e, para isso, você tem que ser visto. E uma excelente forma de estar visível é ter uma web rádio tocando suas mixagens e setlists vinte e quatro horas por dia.

Não parece uma boa propaganda do seu trabalho? Eu tenho certeza que sim.

Vantagens da web rádio em relação a outras mídias

Eu sei o que você provavelmente está pensando: Eu posso divulgar minhas composições e sets em qualquer plataforma de música. Por que eu escolheria uma rádio online?

Uma das razões é que, diferentemente de sites como SoundCloud, Spotify, iTunes ou de redes sociais, a rádio pode levar seu nome no domínio, ou seja, na URL do site. Por exemplo, ao invés de ter um link direcionado para sua página no Facebook, você pode criar o domínio djexemplo.com, garantindo uma credibilidade muito maior ao seu nome. Além disso, a interface é totalmente personalizável e pode refletir o seu gosto de maneira mais sincera.

Além do mais, de acordo com o estudo do Kantar Ibope Media, 89% das pessoas no Brasil ainda ouvem rádio!

Isso acontece, principalmente, porque a rádio é o meio com o qual as pessoas mais se sentem próximas. Por isso, é importante ter horários para se comunicar com seu público, seja fazendo programas ou simplesmente comentando sobre as músicas que irão tocar. É isso, principalmente, que diferencia sua rádio de um simples reprodutor de música e cria uma personalidade à sua marca, ao seu nome.

Outra vantagem da rádio é que ela é 100% grátis para o ouvinte. O Spotify, por exemplo, não te permite ouvir uma playlist do início ao fim na versão gratuita — músicas sugeridas são incluídas automaticamente na reprodução. Nesse ponto, a rádio é mais vantajosa para o ouvinte, pois ele pode pedir por músicas que gostaria de ouvir, ler a letra dessas músicas na tela, e não precisa pagar nada por isso. Algumas rádios misturam os pedidos dos ouvintes com a programação original, mas também é possível separar um horário do dia para tocar somente as mais pedidas.

A web rádio é uma ferramenta incrível e muito pouco explorada, e isso pode ser vantajoso para você. Trabalhar com uma ferramenta acessível para o ouvinte e 100% personalizável garante que você seja conhecido por inovar no mercado. E quem não tem interesse em contratar pessoas inovadoras?

Na web rádio também é possível ter um espaço para exibir a programação da rádio e também os próximos shows e eventos nos quais você irá comparecer. Assim, você pode atrair o público que ouve sua rádio para assisti-lo ao vivo. Não é fantástico?

A web rádio é para mim?

Seja você um DJ iniciante ou experiente, a rádio online pode se adequar perfeitamente às suas necessidades.

Se as composições são seu forte, você pode determinar vários horários do dia para tocá-las, e horários mais reduzidos para as setlists.

Agora, se você é iniciante na carreira e ainda não possui muitas composições, uma sugestão é mesclá-las com as outras músicas da setlist ou fazer gravações ao vivo, construindo os arranjos musicais na hora. Aos poucos você fica mais experiente, e pode regravar os melhores ou simplesmente esquecer os que não ficaram bons.

Como criar uma rádio online em 3 passos

Depois de ver todas essas vantagens, a pergunta é: O que eu preciso fazer para ter minha própria web rádio? Acredite, o passo a passo é mais simples do que você imagina e não requer muitos conhecimentos técnicos.

1) Em primeiro lugar, é necessário um computador com uma boa conexão à internet. As configurações não precisam ser excelentes; o importante é que seja rápido ao executar tarefas simples e que a conexão à internet seja estável.

2) Os equipamentos básicos necessários são o microfone e o mixer. Para iniciantes, o melhor é adquirir um fone de ouvido com microfone, observando bem a qualidade da captação de áudio e o conforto. Se houver condições, comprar um microfone profissional é mais adequado. Já o mixer, além de ser o equipamento principal de um DJ, é essencial caso você pretenda trazer convidados com frequência, pois permite a utilização de dois ou mais microfones ao mesmo tempo.

3) Por último, é necessário contratar um serviço de streaming para colocar sua rádio no ar. O serviço de streaming para garante que o áudio chegue com qualidade e rapidez de uma ponta a outra na transmissão. Este serviço também te oferece uma plataforma para administrar o site onde a rádio está sendo transmitida e suporte técnico necessário.

Agora que você já sabe as vantagens de uma web rádio para divulgar seu trabalho de DJ, faça um teste grátis sem compromisso, clicando aqui.