Dicas BRLOGIC

Você é um DJ? Tenha sua própria rádio online

Se você está em seus primeiros passos na carreira como DJ, com certeza deve estar se perguntando como divulgar seu trabalho. Antes de procurar as melhores mídias de música na internet, você já pensou em criar uma rádio online?
Existem grandes chances de que você não esteja aproveitando todo o potencial da internet nesse momento tão crucial de divulgação do seu trabalho. Se quiser ter mais visibilidade no mercado e ser conhecido como uma pessoa inovadora, leia esse artigo até o fim.

O que é uma rádio online?

Também conhecida como web rádio, a rádio online transmite conteúdos em tempo real através de serviços de streaming pela internet. Resumidamente, é um site que fornece conteúdos auditivos, como músicas e programas radiofônicos, da mesma forma que uma rádio tradicional.

Como a rádio online pode me ajudar?

Existem duas coisas essenciais que você precisa saber para ser um DJ:

1) O feeling, a capacidade de saber qual música é mais adequada para cada momento de uma festa;

2) Conhecer os processos de mixagem e manipulação do som, para criar obras fantásticas que se adaptem a vários ambientes.

Esses são conhecimentos básicos para um DJ. Mas como ser um DJ de sucesso?

O mercado de trabalho em geral não se importa com o que você diz que sabe. Ele quer ver resultados do que você já fez e, para isso, você tem que ser visto. E uma excelente forma de estar visível é ter uma web rádio tocando suas mixagens e setlists vinte e quatro horas por dia.

Não parece uma boa propaganda do seu trabalho? Eu tenho certeza que sim.

Vantagens da web rádio em relação a outras mídias

Eu sei o que você provavelmente está pensando: Eu posso divulgar minhas composições e sets em qualquer plataforma de música. Por que eu escolheria uma rádio online?

Uma das razões é que, diferentemente de sites como SoundCloud, Spotify, iTunes ou de redes sociais, a rádio pode levar seu nome no domínio, ou seja, na URL do site. Por exemplo, ao invés de ter um link direcionado para sua página no Facebook, você pode criar o domínio djexemplo.com, garantindo uma credibilidade muito maior ao seu nome. Além disso, a interface é totalmente personalizável e pode refletir o seu gosto de maneira mais sincera.

Além do mais, de acordo com o estudo do Kantar Ibope Media, 89% das pessoas no Brasil ainda ouvem rádio!

Isso acontece, principalmente, porque a rádio é o meio com o qual as pessoas mais se sentem próximas. Por isso, é importante ter horários para se comunicar com seu público, seja fazendo programas ou simplesmente comentando sobre as músicas que irão tocar. É isso, principalmente, que diferencia sua rádio de um simples reprodutor de música e cria uma personalidade à sua marca, ao seu nome.

Outra vantagem da rádio é que ela é 100% grátis para o ouvinte. O Spotify, por exemplo, não te permite ouvir uma playlist do início ao fim na versão gratuita — músicas sugeridas são incluídas automaticamente na reprodução. Nesse ponto, a rádio é mais vantajosa para o ouvinte, pois ele pode pedir por músicas que gostaria de ouvir, ler a letra dessas músicas na tela, e não precisa pagar nada por isso. Algumas rádios misturam os pedidos dos ouvintes com a programação original, mas também é possível separar um horário do dia para tocar somente as mais pedidas.

A web rádio é uma ferramenta incrível e muito pouco explorada, e isso pode ser vantajoso para você. Trabalhar com uma ferramenta acessível para o ouvinte e 100% personalizável garante que você seja conhecido por inovar no mercado. E quem não tem interesse em contratar pessoas inovadoras?

Na web rádio também é possível ter um espaço para exibir a programação da rádio e também os próximos shows e eventos nos quais você irá comparecer. Assim, você pode atrair o público que ouve sua rádio para assisti-lo ao vivo. Não é fantástico?

A web rádio é para mim?

Seja você um DJ iniciante ou experiente, a rádio online pode se adequar perfeitamente às suas necessidades.

Se as composições são seu forte, você pode determinar vários horários do dia para tocá-las, e horários mais reduzidos para as setlists.

Agora, se você é iniciante na carreira e ainda não possui muitas composições, uma sugestão é mesclá-las com as outras músicas da setlist ou fazer gravações ao vivo, construindo os arranjos musicais na hora. Aos poucos você fica mais experiente, e pode regravar os melhores ou simplesmente esquecer os que não ficaram bons.

Como criar uma rádio online em 3 passos

Depois de ver todas essas vantagens, a pergunta é: O que eu preciso fazer para ter minha própria web rádio? Acredite, o passo a passo é mais simples do que você imagina e não requer muitos conhecimentos técnicos.

1) Em primeiro lugar, é necessário um computador com uma boa conexão à internet. As configurações não precisam ser excelentes; o importante é que seja rápido ao executar tarefas simples e que a conexão à internet seja estável.

2) Os equipamentos básicos necessários são o microfone e o mixer. Para iniciantes, o melhor é adquirir um fone de ouvido com microfone, observando bem a qualidade da captação de áudio e o conforto. Se houver condições, comprar um microfone profissional é mais adequado. Já o mixer, além de ser o equipamento principal de um DJ, é essencial caso você pretenda trazer convidados com frequência, pois permite a utilização de dois ou mais microfones ao mesmo tempo.

3) Por último, é necessário contratar um serviço de streaming para colocar sua rádio no ar. O serviço de streaming para garante que o áudio chegue com qualidade e rapidez de uma ponta a outra na transmissão. Este serviço também te oferece uma plataforma para administrar o site onde a rádio está sendo transmitida e suporte técnico necessário.

Agora que você já sabe as vantagens de uma web rádio para divulgar seu trabalho de DJ, faça um teste grátis sem compromisso, clicando aqui.

Sobre o autor

Luiz Silveira

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

2 comentários

Clique aqui para escrever um comentário

  • Boa tarde! Estou pesquisando qual empresa contratar, para criar minha rádio web. Vocês foram, até agora, a única que citaram a questão do DJ. Eu tenho equipamentos, Notebook, Controladora Pioneer DDJ-T1, microfone e software Traktor instalado no notebook. Eu quero saber se posso fazer as transmissões direto do meu equipamento ou se, necessariamente, sou obrigado a tocar a partir das playlists de vocês? E por que eu pergunto? Primeiro pela familiaridade que tenho com meu equipamento. Segundo porque em muitas músicas não há necessidade de toca-las até o fim. Há muitas gravações onde um delay grande entre o término da música e o término efetivo da faixa, por isso a necessidade de interromper e iniciar a próxima. Obrigado pela atenção.

    • Olá, Francisco! Tudo bem?
      Ótima pergunta! O Auto Dj é um recurso opcional, que você pode optar por não utilizar, ou então utilizar apenas como “backup”, por exemplo.
      Durante uma transmissão ao vivo o Auto Dj entrará em segundo plano, e todo o áudio que seus ouvintes irão escutar será o que vier da sua transmissão e dos seus equipamentos.
      A única coisa que você vai precisar fazer é instalar um software no seu notebook, que será o responsável por transmitir para a internet o áudio que você está gerando. 🙂
      Que tal fazer uma rádio de testes e experimentar?

Custo benefício

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-17T12:18:45-03:00

Alessandro Gaiga
Diretor da MAK Rádio

Extremamente satisfeito! A Mak Rádio é um sucesso e não pára de crescer e a BRLOGIC faz parte dessa vitória!

A melhor empresa

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Carlos Garcia
Rádio DPK

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T10:54:15-03:00

Carlos Garcia
Rádio DPK

Dois anos de parceria e nunca tivemos dificuldades em transmitir nosso áudio que fica online 24 horas por dia.

Qualidade e confiança

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Blog da BRLOGIC
5
2019-01-23T16:50:29-03:00

Claudio Loureiro
Diretor da Rádio 13 de Agosto

Serviço de qualidade com atendimento especial feito por uma equipe extremamente profissional.
5
3
Blog da BRLOGIC